quinta-feira, 18 de março de 2010

Belo Horizonte (trabalho prof. Hamilton)




(Praça da Estação,Sede do Minas Tênis,Av. do Contorno,Prefeitura Municipal,Conjunto Arquitetônico da Pampulha)


É de extrema importância entendermos a história da nossa cidade ,para compreendermos o porquê de sua identidade de formação.
Belo Horizonte foi idealizada afim de romper com as tradições constituídas na época colonial,compondo em um novo espaço as limitações entre as montanhas e os edifícios ,unindo a paisagem límpida com as conturbaç
ões do urbanismo."A relação entre o Homem e a natureza se transformou, aumentou a capacidade humana de exercer controle sobre a natureza, por meio da técnica e houve uma mudança nas relações culturais e sociais"(Wikipédia).Assim, em busca de criar um espaço com diferentes topias ,Belo Horizonte foi idealizada sob uma perspectiva de uma elite burocrática. Baseado nestes contrastes ,a capital foi desenvolvida de forma eclética,apresentando diversas estilos arquitetônicos baseados, dentre eles ,em elementos da cultura greco-romana e de estilos europeus.Foram criados assim espaços que vieram a se tornar heterotópicos,no qual podemos notar a Praça Sete, Praça da Estação e até a Av. Afonso Pena(como palco de constantes conflitos sociais)
Assim,analisando a composição do espaço nota-se a importância da cultura europeia(no qual boa parte da mão de obra utilizada foram de franceses e italianos) que influenciaram na construção de espaços públicos e praças .A qual garantiu a cidade aspectos inovadores e união de diferentes estilos arquitetónicos,gerando mais uma heterotopia(de elementos).
Temos também a partir da década de 30 a verticalização da cidade acompanhada à ascensão industrial mais expressiva vivida pelo Brasil na época,o que evidencia a crescente urbanização da capital da qual antes se comportavam na área da Avenida Contorno passarão a se dispersar em outras áreas .Avenida esta que foi elaborada com a intenção de ser apenas um espaço neutro,porém devido ao seu importante valor histórico na idealização da cidade e locacional ao passar a comportar estabelecimentos e prédios que são pontos marcantes da capital ,acabou se tornando em sua maior parte um espaço heterotopico.
Acompanhando esta progressão,foram criadas áreas isotópicas,tais como nos bairros próximos ao centro que inicialmente tinham a proposta de acolher uma classe elitizada,porém esta caracteristica perdeu em parte com o tempo,devido ao planejamento insuficiente ao rápido crescimento populacional.
Logo na década seguinte com o presidente Juscelino Kubitshek ao propor a urbanização na região da Pampulha ,com sua lagoa artificial,entraram em ação grandes nomes como Oscar Niemeyer,
do paisagista Burle Marx, do pintor Cândido Portinari e dos escultores Alfredo Ceschiatti, Zamoiski e José Pedrosa.Através deste trabalho,o conjunto arquitetônico da Pampulha se tornou um marco da arquitetura moderna até em nível internacional ,no qual trouxe à Niemeyer e à BH grande projeção.Conjunto que com a intenção de demonstrar um espaço utópico ,graças a sua harmonia entre a obra e a natureza garantiu a cidade mais um espaço de lazer,contribuindo para qualidade de vida de seus habitantes.
Tanto trabalho e planejamento que não conseguiu acompanhar o rápido desenvolvimento de Belo Horizonte,deixou como compromisso aos profissionais,como os arquitetos urbanistas buscar soluções de harmonizar o contínuo desenvolvimento da capital com a qualidade de vida da população.Enfim ,formas de alcançar uma "utopia",pois assim serão elaborados projetos que visam a melhoria da capital.

Fontehttp://www.idasbrasil.com.br/idasbrasil/cidades/BeloHorizonte/port/arquitetura.asp
http://www.flickr.com
http://www.skyscrapercity.com

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