domingo, 11 de abril de 2010

Disse que me disse:Projeto "Fica Vivo!"

O Projeto "Fica Vivo!",o qual foi criado pelo CRISP-Centro de Estudos em criminalidade e Segurança Pública da UFMG em associação com a Secretaria Estadual de Defesa Social de Minas Gerais.Além da comunidade acadêmica e do governo de Minas, o Fica Vivo! envolve o Ministério Público,as policias Civil e Militar e outras entidades.
Elaborado com o intuito de diminuir os crescentes índices de homicídios em áreas como vilas e favelas,o projeto foi inicialmente implantado no aglomerado Morro das Pedras,em agosto de 2002, e apresentou desde seu início significativa redução nos índices de violência.




Ao longo deste trabalho são propostos diferentes temas,os quais são apresentados e analisados por toda comunidade presente interessada.O tema atualmente discutido, faz menção à cidade,no qual artistas anônimos mostram nas telas seu olhar sobre o espaço urbano.Uma das intervenções representou um aglomerado urbano caindo por uma ampulheta.Outra mostrou prédios em forma de latas de spray,reforçando que o grafite está por toda a parte.Arranha-céus pintando de azul,misturando-se às nuvens de um céu da mesma cor,ilustraram outra tela.Quatro telas brancas se transformaram em verdadeiras obras de arte,retratando a cidade e suas nuances.
É criada assim a oportunidade para compreendermos sob outras perspectivas como a cidade é vista por tipos de pessoas que possuem diferentes visões da cidade e da população.Busca-se aprender como este diferente meio de apropriação dos muros da cidade influencia no nosso cotidiano. Assim,através de uma leitura crítica destes trabalhos,poderemos encontrar pontos falhos no sistema urbanístico atual,e o que pode e necessita ser modificado.
Para quem quiser saber mais e ter contato direto com tal arte no Shopping Del Rey há a exposição de grafite do Fica Vivo! até o dia 17 de Abril.
Mais informações: http://www.shoppingdelrey.com.br/
Há também o site do jornal do Fica Vivo! ,com artigos sobre o projeto e entrevistas com figuras que muito tem a acrescentar para nós.Vale a pena conferir no site:
http://jornalficavivo.zip.net/
Fonte:
http://www.unodc.org/brazil/pt/best_practices_fica_vivo.html
http://juventudeaecioneves.blogspot.com/2009/11/normal-0-21-false-false-false_28.html
http://www.pbh.gov.br/cultura/destaques/desenhando-a-paz.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário