sexta-feira, 9 de abril de 2010

Intervenção no rio Arrudas


Baseamos parte de nossa idéia num projeto que será implantado em São Paulo.Projeto este idealizado pela Sabesp, empresa que presta serviços de saneamento básico à prefeitura da cidade.
 Em busca de criarmos uma alternativa sustentável para o rio, propomos idéias que ao mesmo tempo contribuam com a reestruturação do arrudas e que futuramente gerem renda e lucro.Inicialmente a idéia se baseia na utilização e propagação de um novo meio de obtenção de energia, no caso, solar.Lembrando-se que boa parte da energia elétrica gerada no Brasil,mais de 80%, é proveniente de usinas hidrelétricas,com a implantação deste novo planejamento haverá gradativamente o incentivo à outros tipos de obtenção de energias limpas e seguras.
 Com a finalidade de aproveitar ao máximo as oportunidades concedidas nesta idéia,é possível também através da disposição das placas dos aquecedores solares,criarmos áreas sombreadas,as quais irão destinar-se ao lazer da população.
 Objetivamos criar uma conexão entre a interação da população com o espaço público e com as medidas de revitalização do rio, a fim de despertar nas pessoas a consciência do poder de mudança e de interferência que cada um possui de mudar onde vivem.Assim, o desejo de preservar o local de convivência será motivado através da apresentação vivenciada pela comunidade,enfatizando a importância que cada um teve para melhorar um local que antes era subutilizado.
Dessa forma a idéia é de que com a economia gerada pela proposta, possam ser feitas outras melhorias ao longo do rio,como sua revitalização,na qual pretendemos instalar redes de tratamento de esgoto em locais específicos.Pois, agindo diferentemente o esgoto não será lançado diretamente no rio.

FONTE:
http://www.sabesp.com.br/CalandraWeb/CalandraRedirect/?temp=4&proj=sabesp&pub=T&db=&docid=FFCDD6EDD87C83968325708200673822
Site da Sabesp empresa que presta serviços na área de saneamento básico em São Paulo.

http://www.junkers.com/pt/pt/ek/aconselhamento/esclarecimentostecnicos/equipamentosolar.html Site de uma empresa de equipamentos solares,explica as vantagens do uso deste novo tipo de energia.

http://www.techzine.com.br/arquivo/painel-solar-mais-barato-do-mundo-ja-esta-disponivel/
Site que apresenta um artigo,na qual publica um novo tipo de painel solar,o qual chega a ser 80% mas barato que o antigo.

http://www.nanosolar.com/technology
Site da empresa que oferece o painel solar mais eficiente e de baixo custo.Inovando e expandindo oportunidades para sugerirmos o uso deste meio de energia em nossas casas ou apartamentos.

Um comentário:

  1. Olá, acho bacana a idéia de implantação de sistemas de energia limpa e não-esgotáveis, caso da energia solar. No entanto, acredito que vocês precisam fazer uma pesquisa com mais argumentos do que o chichê estético e sócio-ambiental. É importante saber como a energia solar funciona, e de que forma sua colocação ao longo do Arrudas poderia de fato gerar um ambiente interessante e ao mesmo tempo captasse energia de maneira eficiente. As dimensões que essas placas precisariam ter, por exemplo, é algo relevante, ou elas se tornariam apenas uma decoração às margens do rio. Também é possivel pensar em outras possibilidades, levando adiante a mesma temática de revitalização através do uso dessas energias.

    ResponderExcluir