sábado, 24 de abril de 2010

Intervenção no Rio Arrudas-Parte II


Primeiramente,a intervenção foca na limpeza das águas do Rio Arrudas,através de uma eficiente fiscalização dos esgotos ilegais que caem diretamente sobre o rio sem prévio tratamento.Haverá assim uma implantação de estações de tratamentos(ETE) nas áreas necessitadas de planejamento do saneamento básico. A intervenção se resume na criação de um espaço útil,aconchegante e mais seguro,no qual sua apropriação tende a ser feita por todas as classes sociais.Criamos locais propícios à realização de eventos e ações ,a qual abrangerá os mais diversos públicos. Exemplo desta iniciativa será o espaço criado pela tenda formada por painéis solares,esta além de contribuir com o meio ambiente também será um espaço de interatividade, propício para realização de shows,peças de teatro,oficinas e no restante do tempo poderá ser mais um local de descanso e alongamento na sombra. Ao longo do rio haverá maior arborização,a qual trará benefícios em diversas esferas relacionadas aos problemas da intensa urbanização desenfreada.Tais mudanças ,poderão ser notadas numa agradável acústica e clima mais estável no ambiente,além de amenizar a poluição atmosférica e visual.Numa parte ao longo da Av. dos Andradas que é utilizada para caminhadas e para o ciclismo,visamos aproveitar ao máximo este espaço,inicialmente organizamos a área especifica para os ciclistas e os corredores,mas sem impor fisicamente a restrição entre os espaços,de forma a instigar aos usuários a importância deles próprios respeitarem e preservarem tal espaço.

Também foi pensado na troca da pavimentação por blocos de encaixe,os quais proporcionam clima mais ameno e também contribuirão com os lençóis freáticos através do escoamento da água das chuvas entre os blocos evitando alagamentos em determinadas áreas.Vale lembrar também que o uso deste tipo de pavimentação por blocos gera mais empregos,pois sua fabricação é feita manualmente.Nesta mesma área da Av. dos Andradas ,visamos trazer mais segurança às comunidades que o utilizam para diversas atividades,ao implantarmos iluminarias ao longo da pista ,as quais deverão ser menores que as árvores,para que assim seja possível unir clima fresco com um ambiente tranqüilo.A fim de criar o espaço como um meio que seja também sustentável,as luminárias utilizadas são feitas de garrafas pet e papelão e os bancos ao longo do percurso também são constituídos por diversos materiais recicláveis e artesanais. Outra mudança é feita nas cercas de proteção ao longo do Rio Arrudas,elas serão trocadas por uma espécie de cerca-painel.Composta por desenhos e informações de peixes em extinção ou ameaçados oriundos do Arrudas ,como se fosse um aquário linear,o qual instigará ao público a importância de manter o rio limpo ao apresenta-lo o que perdemos ao não preservamos a área. Serão implantados também ao longo do rio,uma espécie de ponte ,para facilitar o acesso tanto dos pedestres como dos ciclistas entre uma avenida e outra.

Assim ,pretendemos formar um ambiente, o qual exemplifique como é possível unir práticas ecologicamente corretas com o desejo de preservação do local pela comunidade e ampliação do espaço a todas as classes sociais.

Fonte:
http://www.vimaqprensas.com.br/tijolo-ecologico-tag/pavimentacao/
http://www.manuelzao.ufmg.br/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ribeir%C3%A3o_Arrudas
http://www.premill.com.br/

2 comentários: